As minhas filhas mais velhas, Eva (6 anos) e Lara (4 anos) gostam de regras.... A Eva gosta delas para as seguir religiosamente, a Lara gosta delas para, em todas as oportunidades, contorná-las!!!!!
Numa fase especifica ( 3 anos), a Lara ,diáriamente e várias vezes ao dia, debatia-se com as regras que lhe eram impostas, independentemente da sua natureza. Recusava-se a comer o que tinha no prato, a vestir a roupa que tinhamos escolhido, a arrumar o pijama, a ir para a cama, a sair para algum lado, a ficar em casa quando devia ficar, fazia birras por tudo e por nada. Usámos diversas técnicas para persuadi-la a melhorar o seu comportamento: recompensas, castigos, gritos, uma "palmadita"... mas havia dias em que nada parecia resultar. Ora tendo eu o privilégio de estar com elas em casa, os conflitos eram constantes, pois mal resolvia-se um, surgia um novo conflito.
Certo dia, a Eva fala-me de algo que tinha visto em casa dos primos: uma Tabela de Tarefas!
Explica-me entusiasticamente como funciona: cada um tem uma lista de tarefas a cumprir, e sempre que as cumprir recebe uma estrela... pensei logo em como transformar isso numa nova forma de persuadir a Lara.
Considerando que tinham 5 e 3 anos de idade não seria fácil atribuir tarefas domésticas, então, reuni tudo aquilo que considerava ser preciso mudar ou melhorar, e criámos a nossa lista de tarefas da seguinte forma:
Vestir roupa e pijama (sozinhas); arrumar roupa e pijama; arrumar brinquedos; lavar os dentes; comer tudo; não fazer birras; não pôr os dedos na boca (terrivel vicio); não ir para a cama dos pais (nesta fase era feitas verdadeiras excursões em plena madrugada para se deitarem na nossa cama).
Sempre que cumpriam as tarefas tinham uma cara sorridente amarela, quando não cumpriam tinham uma cara triste vermelha. Apenas podiam ter 3 caras vermelhas por mês, para não perderem o "prémio" conquistado no final. O prémio podia ser: uma ida em familia a um sitio á escolha (Oceanário, p.ex), escolher um restaurante para jantar fora, um brinquedo (com o valor limite de 5€) ou uma nota (5€) para colocar no mealheiro. O prémio era decidido em "reunião" no inicio de cada mês.
Podem não acreditar, mas uma coisa simples como um quadro de tarefas, revolucionou o sistema de cumprimento de regras cá em casa. Sempre que surgia um conflito, apenas relembravamos que iam receber uma cara vermelha e depois não poderiam receber o prémio. Sem gritos, discussões ou castigos, assumiam a sua escolha através de uma cor : amarelo ou vermelho :)
É claro que as reacções foram muito distintas, a Lara quase sempre atingia o limite de três caras vermelhas e depois tinha de andar o resto do mês no limite :), já a Eva, só o ameaçar "avermelhar" o seu "imaculado" quadro amarelo era motivo para uma reacção de desespero parecido ao fim do mundo :))))
Em conclusão, acabaram as idas pra cama dos pais passado 1 mês, acabou o vicio dos dedos na boca 2 meses depois, vestir e arrumar a roupa e o pijama tornou-se um ritual, arrumar os brinquedos depois de brincar é verdade adquirida, lavar os dentes antes de dormir é certo como um relógio, e os episódios de não querer comer e fazer birras desceram 90%.
Como é obvio, este não é um metodo infalivel, e pode não resultar com todas as crianças pois as crianças são todas diferentes e as dinamicas familiares também, mas vale sempre a pena experimentar ;)
Conclusão, as crianças gostam de regras, elas fazem-nas sentir seguras, saber como agir dá-lhe tranquilidade e a rotina dá-lhe estabilidade que precisam para crescer confiantes.
P.S. Passados 6 meses deixamos de usar a lista de tarefas, pois as tarefas tornaram-se rotina... agora está na gaveta, á espera da "época" das tarefas domésticas :))))
Sem comentários:
Enviar um comentário