"Não quero que aos meus filhos falte nada"
Esta frase é dita por muitos pais, mas convêm meditar nela...
No tempo dos nossos pais, talvez fizesse sentido ouvi-los dizer tal coisa, pois muitos foram os que andaram descalços durante a infancia, e tiveram de abandonar a escola muito cedo para ajudar nas tarefas agricolas ou até mesmo para ganhar dinheiro desde tenra idade... E assim foi, fomos e somos uma geração priveligiada em relação á dos nossos pais, pois nunca tivemos de andar descalços, andamos na escola até nos apetecer, e nunca nos faltou o basico e essencial. Vejamos agora onde aplicar a referida frase nos nossos filhos....
"o não faltar nada" na geração dos nossos filhos significa ter roupa e calçado de marca pra não destoar de outros, a PSP, Wii ou PS3 com a qual não "consegue" viver, ou as 300 actividades desportivas e artisticas que vão completar o seu curriculum académico. Ora pra que tudo isto não falte aos nossos filhos, e como o dinheiro não estica, são muito os que contam com a preciosa ajuda dos nossos pais, aqueles que andaram descalços, mas conseguiram criar os filhos sem faltar o essencial, ter casa propria, e amealhar para o futuro.
São tempos dificeis os que se avizinham e os nossos filhos apenas conhecem a dificuldade de ter de esperar até ao Natal ou ao seu aniversário para ter aquele jogo de 70€ que é a ultima moda.... estarão eles preparados pras dificuldades que se avizinham? Poderão eles contar com o apoio economico dos seus pais caso seja necessário, como nós contamos com os nossos? Claro que não! Como podemos nós amelhar para o futuro se temos carros e casas para pagar até aos 65 anos!? Se não nos sobra um tostão ao final do mês, e por vezes temos que começar a gastar o do mês seguinte?!
Em maus lençois estão os nossos filhos se contarem com o nosso apoio económico... resta-lhes contar com eles próprios e a chave pra conseguir isso está na educação. Cabe a nós, pais, ensinar aos nossos filhos aquilo que nos esquecemos como se faz, graças ás facilidades de financiamento para tudo e para nada: POUPAR!
E dizem alguns: "O meu filho põe o seu dinheirinho no mealheiro".... até prefazer o valor do jogo ou consola que quer comprar e depois gasta tudo! Estamos a ensinar-los que assim que puderem comprem o que tanto desejem sem pensar em mais nada! Pra geração dos nossos filhos isso não vai funcionar, temos que "regredir" nas mentalidades, e pensar como os nossos pais que juntavam pra comprar o que precisavam e desejavam, mas ao mesmo tempo juntavam para alguma "eventualidade".
Portanto, o desafio que lanço é: vamos ensinar aos nossos filhos que por cada moeda que colocarem de parte para comprar o que anseiam, coloquem outra moeda igual numa poupança pro futuro, sem destino marcado, que será para usar em "tempos dificeis" que podem chegar, pois neste momento deseducá-los do comportamento consumista que assumimos é a unica forma ao nosso alcance de ajudá-los no futuro.
UMA MOEDA PRO PRESENTE, UMA MOEDA PRO FUTURO!
Boa ideia Sofia...o pior é que às vezes...nem há moeda pró presente...lol...Dora
ResponderEliminarPois é uma boa ideia Sofia ,o pior é o resto !as despesas são tantas que por vezes é difícil arranjar para o presente quanto mais para o futuro ...
ResponderEliminar